Publicado em 03/03/2023 - Notícias

O panorama da Odontologia Digital em 2023

Todo profissional deve se atentar para as mudanças, tendências e novas possibilidades que ocorrem em curtos espaços de tempo e interferem na forma de atuação e transformam os mais diversos contextos.

Quando levamos em consideração a área da saúde, mais especificamente a Odontologia, essa preocupação com a atualização precisa estar sempre representada no cotidiano de quem entende a importância da profissão, zelando pelo bem-estar dos pacientes e resultados satisfatórias para as partes envolvidas, tanto no diagnóstico, tratamento e experiência dos pacientes no consultório.

Uma pesquisa realizada pela companhia irlandesa Research and Markets mostrou que até o final de 2023, o setor de odontologia poderá movimentar cerca de US$ 35,7 bi. O número indica crescimento médio anual de 5,59% desde 2018.

Já pensou nos investimentos em novas tecnologias e técnicas que a busca contínua por procedimentos e melhorias na qualidade de vida pode proporcionar ao nosso mercado bilionário da Odontologia Digital?

Do atendimento prático à gestão do consultório

Apesar de sua presença ser cada vez mais comum nas clínicas, a Modelagem Digital ou Escaneamento Facial em 3D segue sendo tendência e as ferramentas atualizadas acompanham a evolução de softwares sempre mais intuitivos.

Ao auxiliar nos diagnósticos e obtenção de planos de tratamento, é possível simular impactos que determinados tratamentos como cirurgias ortognáticas, confecção de próteses e movimentações ortodônticas podem causar na face do paciente.

A técnica se utiliza desde aplicativos disponíveis para smartphones que contenham câmeras com reconhecimento facial (Bellus3D, TrueDepth ou similar), até equipamentos específicos encontrados em clínicas de radiologia como a Clonner da Done3D.

Para 2023, apostar em agilidade e digitalização é a certeza de concatenar tecnologia e habilidade em prol da satisfação com a saúde bucal de quem confia em seu trabalho.

Leia mais em: https://www.abod.com.br/artigo/conheca-mais-escaneamento-facial-em-3d

Otimizar fluxos digitais é um desafio constante, mas que hoje pode ter sua aplicação mais refinada e com todo o suporte que a Odontologia Digital oferece. Começar o ano alinhado com as expectativas é fundamental.

O Escaneamento Intraoral é uma ferramenta tecnológica que surge para complementar os métodos tradicionais nas tomadas de decisões e diagnósticos. Em posse de informações coletadas com precisão, fica mais fácil definir estratégias claras, principalmente em tratamentos que envolvem a ortodontia, implantodontia e a reabilitação.

Um exemplo desse equipamento é o Primescan, novo scanner intraoral da Dentsply Sirona, que aperfeiçoa impressões digitais com imagens nítidas e de alta precisão de toda a mandíbula, promovendo uma real flexibilidade para os profissionais, mais precisão para os pacientes e simplificando os processos no dia a dia do consultório.

Conheça: https://www.abod.com.br/artigo/radiografias-e-escaneamento-novas-ferramentas-auxiliando-no-planejamento

As chamadas Cirurgias Guiadas já são realidade e chegaram para ficar. Apoiadas por imagens coletadas por scanners intraorais e tomografias, muitos profissionais têm escolhido pela técnica menos invasiva que, sem incisões ou descolamento da fibromucosa, otimiza os resultados protéticos, e leva em consideração todo o planejamento 3D pré-definido e o guia cirúrgico que auxilia durante todo o procedimento, mesmo em um campo menor ou mais fechado.

Em pacientes edentados parciais ou totais, a pequena incisão se torna o caminho mais ideal. A técnica requer aprendizado prático específico, mas garante menos incômodo, sangramentos e mais objetividade a depender do prognóstico e caso do paciente.

Se dentro do consultório tudo acompanha a evolução do tempo, a Gestão da Clínica e Atendimentos também merece atenção. Para facilitar o dia a dia corrido das equipes que atuam com a Odontologia, muitas ferramentas oferecem agendas online integradas, onde o próprio paciente consegue escolher um melhor horário e entrar em contato com a pessoa responsável, por exemplo; gestão financeira e de fluxo de gastos, apresentando balanços e planilhas; além dos tradicionais prontuários que agora passam a ser eletrônicos.

Softwares como o Simples Dental ou Dental Office possuem recursos que otimizam todo o gerenciamento e, consequentemente, reduzem os custos potenciais que muitas vezes podem ser evitados, sem deixar a produtividade e a qualidade do seu serviço de lado.

Agora não tem mais volta: você está pronto para o que já faz parte do nosso cotidiano?

Sobre a ABOD:

A Associação Brasileira de Odontologia Digital é uma entidade científica sem fins lucrativos que surgiu em 2015. Pioneira, busca promover a capacitação e a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos na odontologia e hoje firma sua posição como a maior comunidade da América Latina no segmento.

Os participantes contribuem por meio de cursos, palestras, desenvolvimento de pesquisas, publicações e intercâmbio de aprendizado prático e teórico.

Torne-se Associado(a): https://www.abod.com.br/cadastro