26.01.2021 por Marketing
  • Principal
  • >
  • Blog
  • >
  • NOTÍCIAS

Os novos passos da odontologia digital

Os novos passos da odontologia digital

A “Odontologia Digital” ou recursos digitais na odontologia, pode perfeitamente ser considerado como sendo um conjunto de inovações disruptivas os quais provocam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado. 

Elas não podem ser confundidas com uma simples inovação ou com o aperfeiçoamento de tecnologias existentes, e podem-se comparar a uma inovação disruptiva, grosso modo, a uma mudança de paradigma. Estamos vivendo uma verdadeira revolução na odontologia, em muito puxada pelo surgimento de várias tecnologias nas mais diversas Especialidades e em especial valem destacar-se os recursos digitais. 

Sempre inserido no contexto de tecnologias disruptivas desde a década de 90 bem como imbuído em difundir, fomentar, capacitar profissionais nessas tecnologias, fundei há aproximadamente 6 anos a Associação Brasileira de Odontologia Digital, atualmente a Entidade mais representativa dos usuários das tecnologias CADCAM (recursos digitais) no Brasil.  Como panorama, no Brasil, hoje temos como USUÁRIOS de tecnologias CADCAM (recursos digitais) aproximadamente 1% dos dentistas registrados no Conselho Federal de Odontologia. Em uma maior proporção, podemos crer que algo em torno de 20% a 30 % está inserido (NÃO USUÁRIO) no fluxo de trabalho com laboratórios e centros de planejamentos com recursos digitais.  

Graças a nova gestão e visão do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), na figura do Dr. Eduardo Vasconcelos, tive a honra de ser convidado e implementar o primeiro Comitê de Odontologia Digital dos CRO’s em nosso País. A partir daí vários CROs no Brasil seguiram na mesma linha e hoje realizamos um trabalho conjunto e contínuo onde estamos constantes debatendo sobre a regularização e regulamentação da utilização dos recursos digitais na Odontologia Moderna, que vai desde as práticas nos laboratórios, passando pelos centros de planejamentos “digitais” indo até a educação e capacitação do profissional dentista nesta “nova” área. Todo esse contexto está totalmente ressonante com o momento em que vivemos no qual estamos literalmente “mergulhados” em nosso dia-a-dia nos vários recursos digitais. Basta responder ao seguinte questionamento: “que horas são? ”E você, está esperando o que para ingressar neste mundo de possibilidades??" 

* Artigo escrito pelo Dr. Luís Mário Lopes, Diretor científico da Associação Brasileira de Odontologia Digital - ABOD e presidente da Comissão de Odontologia Digital do CRO-PE 

 

Máteria retirada da Edição 27 e 28 da Revista do CRO/PE: https://www.cro-pe.org.br/site/adm_syscomm/publicacao/foto/JORNAL_CROPE_27_E_28.pdf

Fale com a ABOD

Fale com a ABOD

Conecte-se

(31) 98361-0374

[email protected]

Loading icon