02.07.2021 por Marketing
  • Principal
  • >
  • Blog
  • >
  • NOTÍCIAS

Odontotechs: mercado crescente que impacta pacientes e dentistas.

Odontotechs: mercado crescente que impacta pacientes e dentistas.

As Odontotechs são startups responsáveis por fornecer soluções inovadoras na Odontologia. De acordo com a base da dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o StartupBase, não há uma separação específica de empresas do ramo. Porém, 2,3% das startups de saúde e bem-estar mapeadas atuam na área de odontologia, o que dá um total de 11 iniciativas.

Dentre elas, a Dentalis, empresa de softwares odontológicos que atende 17 mil clínicas em todo o território nacional. Ela é responsável por fornecer soluções para gestão e otimização de clínicas odontológicas, atuando em três diferentes modalidades de atendimento: consultórios individuais (Dentalis Net online), redes de clínicas (Dentalis Net – Rede de clínicas) e também instituições de ensino de Odontologia (Dentalis Net Clínica Escola).

A odontotech já fez parcerias com fintechs (FitBank e QuickCheck) e outras empresas como a Fator Seguradora e a israelense DUDA, startup de webdesign, tornando-se um hub digital para dentistas. Desde a sua criação, já recebeu dois aportes do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp).

O software disponibiliza serviços aos pacientes através do app iConsulta, que oferece a possibilidade de teleatendimento. Item que foi adicionado recentemente, que permite que os dentistas falem com seus pacientes, mesmo com os consultórios fechados, através das videoconferências.

Outra startup que também está empenhada em ajudar profissionais é a UDlab. A odontotech que conecta dentistas a laboratórios de prótese em poucos cliques, com a triagem baseada em localização, preço e prazo. Nela, é possível cadastrar as informações como a cor e material, por exemplo, além da possibilidade de enviar vídeos e fotos para ilustrar o quadro do paciente. O pagamento do pedido também ocorre via smartphone.

Atualmente, mais de 1.400 dentistas de 13 estados brasileiros estão cadastrados na plataforma, estes que podem contar com centenas de laboratórios distribuídos em 17 unidades da federação. A startup nasceu com um aporte de investidores-anjo, além de um recente aporte de na R$ 600 mil. 

O Brasil é o maior país do mundo em número de dentistas. Cerca de 20% de todos os profissionais de odonto do mundo estão aqui, somando mais de 330 mil dentistas ativos segundo Conselho Federal de Odontologia. O setor fatura hoje mais de R﹩38 bilhões.

Com a aceleração da transformação digital, podemos crer um aumento no número das Odontotechs.

Fontes: https://startupi.com.br/ e https://fapesp.br/

Fale com a ABOD

Fale com a ABOD

Conecte-se

(31) 98361-0374

[email protected]

Loading icon