Publicado em 09/12/2020 - Notícias

Novos padrões de comportamento do consumidor e o que vem pela frente

Os padrões de consumo, em geral, e o comportamento do consumidor já vinham apresentando novidades nos últimos anos. Isso devido a fatores diversos, com destaque para o avanço da tecnologia em quase todos os setores de atividade econômica – incluindo também a Odontologia. Até que chegou a pandemia da Covid-19 e acelerou ainda mais essa transformação, globalmente.

O home office impulsionou um novo jeito de pensar em empresas de variados mercados; algumas delas até mesmo criaram novos modelos de trabalho que já estão sendo implementados. O comércio eletrônico ganhou ainda mais força de maneira ampla e a “vida digital” passou a ser cada vez mais realidade.
“É o novo padrão de comportamento de consumo, em que o consumidor tem poder de falar da empresa, comentar ou criticar, influenciando outras pessoas na decisão de compra”, afirma Rodrigo Bicalho Queiroga, presidente da Associação Brasileira de Odontologia Digital (ABOD).
Além do mais, Queiroga destaca, as pessoas passaram a ser ainda mais influenciadas pelas redes sociais e os conteúdos que recebem por meio delas, ou seja, ainda mais personalizados, de acordo com os seus hábitos e preferências.
 
Aumento na procura pelo cirurgião-dentista
Queiroga afirma que o medo de contrair a doença Covid-19 provocou mudanças de valores nas pessoas. “Elas passaram a cuidar melhor da sua saúde, com novos hábitos. Tiveram tempo para se autoavaliar”, diz. “Diante disso, percebemos um aumento nas visitas nos consultórios odontológicos”, acrescenta.
Segundo o presidente da ABOD, no início da pandemia a procura foi por dentes fraturados e por estresse, mas agora o cenário já mudou. “Observamos a volta por tratamentos estéticos e reabilitadores que proporcionam satisfação pessoal. Essa procura, muitas vezes, é influenciada pelas mídias sociais e também por indicações boca a boca”.
Daqui para frente, certamente o cuidado com a saúde será ainda maior em qualquer ramo de atividade, de acordo com Queiroga. Na Odontologia, não será diferente. A mensagem dele pode inspirar todos os profissionais que atuam no setor.
“Seja diferenciado no que faz, domine com maestria o resultado a ser entregue, encante o seu cliente já no primeiro contato, conte a sua história e interaja com ele durante a consulta e também nas redes sociais”, afirma. “Esteja antenado nas novidades e ferramentas que possam trazer melhores resultados na sua prática diária. O mundo digital já é uma realidade também na Odontologia”, completa.
Dessa forma, segundo ele, é possível criar um “vínculo forte” com o cliente/ paciente, além de possivelmente despertar o interesse de novos clientes devido a essa prática. Afinal, o que é bom costuma ser divulgado.
 
Novas práticas e tecnologias
Dr. Sérgio Dias, diretor do Hospital Odontológico Implar, aponta que “hoje, mais do que nunca, o cliente está no controle”. O cliente decide o que quer, quando quer e onde e com quem compartilha as suas opiniões sobre produtos e serviços.
Na opinião de Dias, quem consegue entender as motivações e dores do cliente, oferecendo não só soluções para seus problemas atuais como também se antecipando aos problemas que ele pode vir a ter, estará à frente da concorrência. “É fundamental que as tendências de comportamento do consumidor orientem suas estratégias de marketing daqui para frente”, diz.
Dias ressalta ainda que na Odontologia o cenário também será construído nesse caminho daqui para frente.

“A Odontologia está mudando suas práticas, utilizando cada vez mais a tecnologia para reduzir o tempo dos tratamentos e aumentar sua precisão”, afirma o especialista. “Estamos diante de um momento ímpar para repensar o nosso negócio, o profissional que aguardar a próxima pandemia para tomar decisões possivelmente estará fora do mercado. É importante acreditar na Odontologia digital para que a nossa profissão continue sendo nobre”, conclui.
A campanha Todos Pela Odontologia está chegando ao fim, mas é preciso lembrar o tempo todo que a pandemia ainda não. Todo o conteúdo produzido até agora continuará aqui, disponível no nosso site e rede social para apoiar todos os cirurgiões-dentistas e profissionais do setor.

Artigo publicado no portal http://todospelaodontologia.com.br/comportamento-do-consumidor/