09.07.2021 por Marketing
  • Principal
  • >
  • Blog
  • >
  • NOTÍCIAS

Julho Verde: Campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde: Campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço

A campanha Julho Verde, lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país.

Com o slogan: “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”, objetivo é conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e da atenção aos primeiros sintomas da doença para diagnóstico precoce.

Com a pandemia do novo coronavírus, existe uma preocupação com os pacientes de câncer de laringe traqueostomizados, que se comunicam por meio da traqueia. Eles são naturalmente mais vulneráveis ao vírus, pois não tem qualquer proteção que impeça a contaminação direta no pulmão pelo vírus. Além disso, o medo da pandemia levou muitas pessoas a parar de fazer a prevenção

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano. Essa denominação caracteriza tumores que se originam em regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais.

O Inca estima que, no total, devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil no triênio 2020-2022, incluindo todas as áreas da doença. Em reportagem na Agência Brasil, o médico Bruno Albuquerque afirmou que cânceres de cabeça e pescoço representam 8% e 10% do total, e abrangem a cavidade oral: língua e boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face, tireoide e pele.

O principal tipo de câncer nos homens é o de boca e, nas mulheres, o de tireoide. Para o câncer de boca, o principal é evitar tabagismo (fumo) e etilismo (álcool). Somados, os fatores aumentam em mais de 30 vezes a chance de ter câncer na cavidade oral.

Neste ano, a programação da campanha acontece 100% em ambiente virtual. Durante todo o mês de julho, o conteúdo informativo será exibido nas redes sociais, com palestras online às quintas-feiras, sempre às 19h. E no dia 27 de julho, Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, com palestra especial às 19h. Para participar da campanha, ACESSE AQUI.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo.

 

Fontes: https://agenciabrasil.ebc.com.br/ e https://website.cfo.org.br/

Fale com a ABOD

Fale com a ABOD

Conecte-se

(31) 98361-0374

[email protected]

Loading icon