26.02.2021 por Marketing
  • Principal
  • >
  • Blog
  • >
  • NOTÍCIAS

DIGITAL SMILE DESIGN

DIGITAL SMILE DESIGN

O Digital Smile Design (DSD) é uma ferramenta técnica que permite desenhar e modificar digitalmente o sorriso dos pacientes e ajudá-los a visualizá-lo durante o planejamento, criando e apresentando uma maquete digital do novo sorriso antes do início do tratamento. Ajuda também na comunicação visual e no envolvimento dos pacientes no próprio processo de design, possibilitando resultados previsíveis e aumentando a aceitação.

Nas últimas duas décadas, o design do sorriso evoluiu progressivamente do analógico para o digital, que avançou do 2D para o 3D.

Coachman e Calamita1 descreveram o DSD como uma ferramenta conceitual multiuso que pode apoiar a visão diagnóstica, melhorar a comunicação e aumentar a previsibilidade do tratamento, permitindo uma análise cuidadosa das características faciais e dentárias do paciente. Para os pesquisadores os requisitos necessários são alguns equipamentos como: computador, software, uma câmera digital ou mesmo um smartphone. Um scanner digital intra-oral, uma impressora 3D são ferramentas adicionais para um fluxo de trabalho completo.

A documentação inicial também é fundamental para o sucesso e o manuseio das ferramentas digitais. Os protocolos sugeridos para as fotografias e vídeos devem ser seguidos, para garantir a qualidade e precisão. A fotografia de má qualidade deturpa a imagem de referência e pode levar a um diagnóstico e planejamento inadequados. O mesmo para os vídeos, que devem permitir melhor enquadramento e avaliação das funções fonéticas e funcional, além da estética.

Independente do Software utilizado, todo sistema permite o design do sorriso por meio de linhas de referência. As linhas horizontais consistem nas linhas inter-pupilares e inter-comissurais que fornecem uma sensação completa de equilíbrio e visão horizontal na face esteticamente agradável; enquanto as linhas verticais incluem a linha média facial, passando pela glabela, nariz e o queixo. As linhas horizontais e verticais são cruzadas uma contra a outra para medir a simetria e inclinação da face. Depois que o novo desenho de sorriso é obtido, ele pode ser apresentado digitalmente ao paciente. Este sorriso aprovado digitalmente nesta fase pode ser usado para criar um modelo físico, que pode ser testado esteticamente na boca do paciente. O mock-up permite não só a visualização da forma integrada à gengiva, lábios, rosto, mas também à fonética durante o período de avaliação.

Com o avanço dos softwares nos próximos anos, provavelmente será possível abordar a estética facial em casos avançados, como por exemplo em que os implantes precisam ser colocados sobrepondo os arquivos provenientes de uma tomografia computadorizada, ou de um feixe cônico, junto com arquivos 3D. Também existe a possibilidade de incorporar o conceito 4D no qual o movimento pode ser adicionado ao conceito de design do sorriso.

Com a tecnologia em ritmo acelerado em constante evolução, pode chegar um momento em que o sorriso digitalmente desenhado pode ser projetado para a realidade virtual e, o paciente através de óculos conseguir prever o sorriso desejado em realidade aumentada.

Fonte: 1. Digital Smile Design-An innovative tool in aesthetic dentistry. J Oral Biol Craniofac Res. 2020 Apr-Jun; 10(2): 194–198.

Fale com a ABOD

Fale com a ABOD

Conecte-se

(31) 98361-0374

[email protected]

Loading icon