11.04.2022 por Marketing
  • Principal
  • >
  • Blog
  • >
  • EDUCATION

Cresce o número de impressoras 3D na odontologia

Cresce o número de impressoras 3D na odontologia

Uma tecnologia cada vez mais em ascensão no Brasil, as impressoras 3D estão sendo usadas em boa parte dos consultórios, clínicas, laboratórios e empresas da área odontológica. De acordo com dr. Danilo Bianchi, dono da empresa DANCHI.3D, sócio do Grupo Bonelli e criador do curso online Fluxo de Impressão 3D para Odontologia, essa realidade começou a ser usada em ampla escala durante a pandemia, tendo seu boom em 2021 e 2022.

A novidade é abrangente e pode ser utilizada em diversos procedimentos, por isso chamou a atenção do dr. Danilo desde o princípio.

“Apesar de ser recém-formado em Odontologia (pela Universidade de São Paulo), eu estagiei em consultório durante quatro anos da minha graduação. Durante esse período, pude vivenciar e entender como o mundo digital está presente na área e como pode facilitar o dia a dia do dentista”, diz.

 

Mas como funciona?

A impressão 3D é a técnica de prototipagem rápida que tem sido usada em diversos setores, como o da construção civil, arquitetura, e odontologia, por conta de seus benefícios e pragmatismo.

No modelo de trabalho da odontologia em geral, o paciente é escaneado, onde obtemos o arquivo para poder trabalhar no computador. Com as medidas exatas e fieis do paciente, esse arquivo é enviado para um software a fim de realizar o projeto. Após esse passo, o projeto é enviado para a Impressora 3D, que imprime a peça em formato tridimensional.

“De forma simples, eu escaneio o meu paciente, passo as medidas para o software no computador, transformo em um modelo e imprimo”, diz o cirurgião-dentista.

Já a parte da impressão, o dr. Danilo explica que funciona em fatias.“Imagine um bloco de notas. Ele só é um bloco de notas pois é composto por várias folhas. A impressão 3D é a mesma coisa. O arquivo é fatiado em várias camadas (folhas) que são unidas umas as outras, reconstruindo o objeto (bloco de notas)”, diz.

A impressão 3D conta com benefícios, como otimização de processos, alto grau de precisão, aumento na produtividade e maior lucro. “Também podemos destacar que que cada gota de resina, por exemplo, é realmente utilizada para o modelo final. Dessa forma, não desperdiçamos o produto”, conclui dr. Danilo.

 

Tipos de tratamento com Impressoras 3D

  • Provisório
  • Placas de bruxismo
  • Modelos de Estudo
  • Placas de Clareamento
  • Restaurações de longa duração
  • Guias Cirúrgicas, Periodontais e de Desgaste
  • Próteses Totais ou Parciais

 

Dr. Danilo explica ainda que cada tipo de tratamento obedece a um protocolo de escaneamento.

“Por exemplo, para uma placa de bruxismo, temos que escanear o paciente com um JIG anterior, desenvolver a placa no software e imprimir. Para um provisório, precisamos escanear o término ou até mesmo imprimir um dente ocado, se preocupando com a margem gengival. Já para um modelo de estudo para realizar uma placa de clareamento, precisamos apenas escanear, imprimir e prensar”, explica.

 

Como faz para ter uma impressora 3D?

Apesar de não ser um processo complicado, a implementação de uma impressora 3D exige uma organização estrutural e financeira. A primeira coisa que se deve avaliar é qual o tipo de equipamento atende às necessidades do consultório.

De acordo com o dr. Danilo, existem as impressoras mais caras, que são mais voltadas para negócios terceirizados, como laboratórios de prótese, e oferecem maior precisão e qualidade. Mas há também as mais acessíveis, que contam com boa precisão e qualidade e são ótimas opções para consultórios clínicos.

Além de avaliar a melhor máquina, é bom atentar-se se o computador é compatível com o software necessário para fazer o processo.

O uso das impressoras 3D na odontologia já é uma realidade para muitos profissionais. Se você se interessou pelo tema e deseja entender mais sobre o assunto, não perca a próxima aula da ABOD Education com o próprio dr. Danilo, que abordará os aspectos para realizar uma perfeita impressão 3D.

Fique de olho em nossas redes sociais para mais informações!

Imagem utilizada para ilustrar o post gentilmente cedida pela dOne 3D (https://done3d.com.br/).

Fale com a ABOD

Fale com a ABOD

Conecte-se

(31) 98361-0374

[email protected]

Loading icon