16.04.2021 por Marketing
  • Principal
  • >
  • Blog
  • >
  • NOTÍCIAS

Cirurgiões-dentistas salvam vidas durante a pandemia.

Cirurgiões-dentistas salvam vidas durante a pandemia.

Esta semana foi largamente divulgada na impressa a importância da presença do cirurgião-dentista nos hospitais, no combate a pandemia do coronavírus.
O trabalho dos dentistas nas UTIs Covid tornou-se fundamental para conter ou impedir eventuais infecções que poderiam agravar o quadro da doença — principalmente a pneumonia associada à ventilação (PAV), uma infecção pulmonar comum entre os que estão sob uso de ventilador.


Um estudo publicado no International Dental Journal (em 2018), mostrou que o cuidado odontológico, desde a simples escovação até restaurações, preveniu 56% das infecções respiratórias, como a pneumonia, em pacientes em ventilação mecânica.


A pneumonia associada à ventilação já é um grande foco da odontologia hospitalar, mas, nos casos de Covid, a replicação viral é muito maior. O tempo prolongado na UTI, às vezes 30, 40 dias, agrava este risco. As bactérias se acumulam e, sem a higiene da boca, a chance de uma pneumonia bacteriana cresce exponencialmente.
Nesse contexto, a assistência odontológica hospitalar é realizada exclusivamente à beira leito pelo Cirurgião-Dentista, tanto para pacientes internados em enfermaria quanto em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).


Em entrevista ao Jornal O Globo esta semana, os coordenadores da Odontologia Hospitalar na RioSaúde relatarem que decidiram dar cursos para enfermeiros e técnicos a fim de replicar procedimentos básicos de higiene oral durante a pandemia, o que já contribuiu para reduzir problemas causados pela intubação prolongada, como a candidíase oral. O contato do tubo com lábios ressecados pode abrir fissuras, e até mesmo a hidratação labial pode prevenir a herpes ou infecções que chegariam até a corrente sanguínea. — Mas o que os técnicos não conseguem fazer é a remoção de um foco infeccioso, que é trabalho para um dentista hospitalar — explicou Ricardo Pimentel.


Portanto, no enfrentamento à pandemia, a Odontologia Hospitalar ganhou nova evidência e, principalmente, este cenário reforça o papel da promoção de saúde bucal e o impacto na sua geral e na manutenção da vida.
 

Fale com a ABOD

Fale com a ABOD

Conecte-se

(31) 98361-0374

[email protected]

Loading icon